5 maneiras de como capturar os alunos

5 Maneiras de como capturar os alunos

O processo de captação dos alunos faz parte da realidade da maioria das escolas. Afinal, são eles os novos clientes, os novos alunos que ajudam o negócio a atingir seu objetivo e continuar trabalhando.

Em troca, recebem um serviço educacional de alta qualidade, essencial para seu desenvolvimento profissional e pessoal. No entanto, a eficácia da estratégia de captação dos alunos mudou muito ao longo dos anos.

A distribuição de panfletos e outdoors, por exemplo, deu lugar a táticas mais baratas e com maior retorno. Pegar as ferramentas digitais é a melhor coisa que os EIs podem fazer para conquistar seu público.

A ação offline ainda tem valor, tudo depende dos objetivos dos EIs e de seu público. Na verdade, combinar esses canais com o marketing digital traz resultados melhores do que o investimento concentrado em apenas um modelo.

Mas, afinal, como captar alunos com baixo orçamento sem recorrer a técnicas saturadas? Continue lendo para descobrir que sim, é possível aumentar o número de matrículas de forma consistente e criativa.

Estratégias de Inbound Marketing na captação de alunos

A utilização do inbound marketing como técnica de captação de alunos pode ser definida em duas palavras: atração e fascínio. Nesse caso, o objetivo é fazer com que os potenciais alunos cheguem aos seus EIs, e não o contrário.

Para isso, ele deve receber o conteúdo adequado à etapa do funil de compra em que se encontra.

É por isso que o marketing de conteúdo está na base desse modelo de captura e retenção. Ao invés de anúncios agressivos e persistentes, os alunos se deparam com informações relevantes que vão ao encontro de sua dúvida naquele momento.

A relação entre leads e a marca é mais do que uma transação comercial. Trata-se de compartilhar conhecimento e confiança, algo mais sólido do que uma resposta automática a um anúncio aleatório.

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A eficiência do inbound marketing decorre de sua estruturação com planejamento criterioso, acompanhamento de uma equipe especializada e utilização de uma ferramenta que potencializa os resultados. A combinação desses quatro fatores cria consequências mais satisfatórias para todas as partes.

De acordo com a pesquisa “State of Marketing Report” – coletada e divulgada pela HubSpot, 73% das empresas apostam no inbound marketing como principal estratégia. O mesmo relatório mostra que 59% dos entrevistados acreditam que a qualificação dos visitantes para liderar a jornada do comprador no processo de compra é melhor com essa técnica.

5 maneiras baratas de captar novos alunos

Quando falamos em captar novos alunos de forma criativa e barata é impossível não considerar as inúmeras possibilidades do Marketing Digital.

Ao contrário das ações comerciais off-line, é possível atingir um público maior e mais qualificado com o mesmo orçamento ou até menor.

Ao conectar os benefícios do meio digital com uma estratégia que permita atrair clientes e rastrear os leads pelo funil de compra, os resultados são melhores. A mesma combinação é igualmente eficiente na retenção, não só motivando novas matrículas como também otimizando o relacionamento com os atuais alunos.

1. Criação de conteúdo

A criação de conteúdo, como dissemos antes, faz parte da base do inbound marketing. Graças a um material bem alinhado às necessidades dos potenciais alunos é possível criar vínculos emocionais com eles. Além disso, esclarecer dúvidas e apresentar soluções fazem parte do processo.

Existem muitas possibilidades que podem ser exploradas. Uma delas é o desenvolvimento de blog posts para alimentar o site do seu EI. Os temas estão conectados, novamente, com o funil de compra. Os alunos encontrarão exatamente o que procuram naquele momento.

5 Maneiras de como capturar os alunos

Mesmo que ainda não tenham tomado a decisão da matrícula, eles têm acesso a ótimas informações para fazer a escolha. Assim, passam a vincular a IE a uma marca de confiança, uma referência que vale a pena ir ou compartilhar quando for preciso.

Como postagens de blog, outros conteúdos podem ser usados com esse mesmo objetivo. Ebooks e landing pages fazem parte de uma mesma estratégia, geralmente integrados para maximizar os resultados.

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Para que o conteúdo criado seja atrativo para seus potenciais alunos, ele deve ser desenvolvido com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Por meio deles, esses conteúdos podem ser bem colocados nas suítes de busca e facilmente encontrados pelos alunos.

Uma agência especializada é capaz de escolher criteriosamente o tipo de conteúdo de acordo com o objetivo a ser alcançado, a quem se destina e garantir o uso dessas técnicas da melhor forma possível.

2. E-mail marketing

Outra estratégia de baixo custo que pode ser utilizada na captação de alunos é o e-mail marketing. Esse tipo de comunicação estratégica – quando bem aplicada – tem o poder de atrair novos alunos de forma bastante sólida. Para que isso aconteça, porém, é importante ser consistente, conhecer seu público e fazer testes.

Durante muito tempo, “empresas enviando e-mails” foi desagradável e inapropriado. De fato, quando não há alinhamento de metas e a comunicação é excessiva, a estratégia pode ter efeito contrário. Por isso é tão importante controlar a ferramenta e suas particularidades.

É importante levar em conta algumas questões, como uma frequência ajustada para manter o fluxo nutritivo e assuntos bem definidos. Afinal, o título do e-mail e uma mensagem mais personalizada podem fazer toda a diferença na taxa de abertura e na concretização da transação.

3. Automação de Marketing

O objetivo da Automação de Marketing não é tornar o processo de captação dos alunos automático e impessoal. Na verdade, a principal intenção é otimizar a dinâmica para que ela abranja todos os recursos da melhor forma possível para conseguir mais leads e, consequentemente, mais cadastros.

Existem várias ferramentas de automação e, mais uma vez, vale a pena mencionar o HubSpot. O software permite uma configuração completa do funil de compras, segmentação da lista de contatos e agendamento de tarefas diversas, sendo útil para suas equipes de vendas e marketing.

A automação economiza tempo e recursos, uma vez que a configuração é feita corretamente. O software também disponibiliza métricas mais específicas que permitem uma avaliação mais rápida e acertada da estratégia utilizada.

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O desempenho de uma campanha pode ser avaliado com alguma velocidade extra permitindo algumas alterações se necessário.

4. Estratégia de mídia social

Como você pode ganhar novos alunos no século XXI sem mídia social? Não é impossível, mas certamente custará mais caro e trará menos resultados. Mais do que ferramentas de comunicação e entretenimento, as redes sociais são essenciais para os relacionamentos.

As novas gerações recorrem às apps sociais para contactar amigos, mas também para se informar e até fazer algumas operações. O tempo gasto nessas suítes é superior ao uso de qualquer outro tipo de ferramenta, algo que deve ser adotado estrategicamente pelos EIs que buscam aumentar seu número de matrículas.

Não é só estar presente nas redes sociais, mas também ter uma comunicação alinhada ao público e oferecer conteúdo de qualidade. Note que, mais uma vez, o conteúdo tem um papel muito importante na captação, sempre integrado a outras estratégias.

A ação nas redes sociais também deve ter interação, autoridade e uma combinação de estratégias de tráfego orgânico e pago e avaliação de métricas relevantes.

5. Chatbot

Grande parte dos EIs no Brasil ainda não descobriu o potencial dos chatbots. O medo da comunicação robótica faz com que percam uma grande oportunidade de automatizar e agilizar processos enviando arquivos e prestando um melhor atendimento aos clientes.

Ferramentas com inteligência artificial garantem uma linguagem mais fluida na medida em que interagem com os alunos. Com o tempo, as respostas – ao invés de respostas padronizadas e automáticas – parecem mais naturais e reduzem essa distância.

Os chatbots também garantem um atendimento mais rápido, algo essencial quando o objetivo é conquistar novos alunos. Os robôs podem atender várias pessoas ao mesmo tempo e, caso não consigam prosseguir com a solicitação, é possível que um agente acompanhe a conversa e mantenha o procedimento.

Um potencial aluno que está visitando o site do seu EI pode esclarecer algumas dúvidas ou até mesmo iniciar o processo de matrícula através de um chatbot a qualquer momento.

A possibilidade de pronta aplicação ou pronta resposta leva em consideração as decisões a serem tomadas e vale a pena considerar essa estrutura em uma estratégia.

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