A idade interfere na gravidez?

A idade interfere na gravidez?

Sabemos que existem mulheres doida para fazer um enxoval na loja de roupa infantil, mas dependendo da idade isso complica, vamos explicar o porque nesse artigo.

Idade da mulher e fertilidade

Uma mulher nasce com todos os óvulos que terá durante a vida. Seus ovos envelhecem com ela, diminuindo em qualidade e quantidade. A idade é o fator isolado mais importante que afeta a fertilidade de uma mulher.

Embora uma boa saúde melhore a chance de engravidar e ter um bebê saudável, ela não anula os efeitos da idade na fertilidade da mulher.

Uma mulher entre 20 e 20 anos tem 25 a 30% de chance de engravidar todos os meses. A fertilidade geralmente começa a diminuir quando a mulher está com 30 e poucos anos, e mais ainda após os 35 anos. Aos 40 anos, a chance de engravidar em qualquer ciclo mensal é de cerca de 5%.

Idade da mulher e FIV

A idade interfere na gravidez?

É um equívoco comum que o tratamento de fertilização in vitro pode superar a infertilidade relacionada à idade. A idade da mulher também afeta a chance de sucesso com a fertilização in vitro.

Na Austrália, a chance de um nascido vivo de um ciclo completo de fertilização in vitro (que inclui todas as transferências de embriões frescos e descongelados após uma estimulação ovariana) é de cerca de:

  • 43% para mulheres de 30 a 34 anos;
  • 31% para mulheres de 35 a 39 anos;
  • 11% para mulheres de 40 a 44 anos.

Para mulheres mais velhas, a chance de ter um bebê aumenta se usarem óvulos doados por uma mulher mais jovem.

Veja também:  Como reconstruir um casamento: 5 Dicas

Idade da mulher e complicações na gravidez

O risco de complicações na gravidez também aumenta com a idade. O risco de aborto espontâneo e anormalidades cromossômicas no feto aumentam a partir dos 35 anos.

Complicações como diabetes gestacional, placenta prévia (quando a placenta cobre todo ou parte do colo do útero, o que aumenta o risco de descolamento da placenta), cesariana e natimorto também são mais comuns em mulheres mais velhas do que em mulheres mais jovens.

Condições que podem afetar a fertilidade de uma mulher incluem endometriose e síndrome dos ovários policísticos (SOP) .

Idade masculina e fertilidade

Embora os efeitos da idade feminina na fertilidade sejam conhecidos há muito tempo, estudos mais recentes descobriram que a idade do parceiro masculino também afeta a chance de gravidez e a saúde da gravidez.

A fertilidade masculina geralmente começa a diminuir por volta dos 40 a 45 anos, quando a qualidade do esperma diminui.

O aumento da idade masculina reduz as chances gerais de gravidez e aumenta o tempo até a gravidez (o número de ciclos menstruais necessários para engravidar) e o risco de aborto espontâneo e morte fetal.

Filhos de pais mais velhos também têm um risco aumentado de problemas de saúde mental (embora isso ainda seja raro). Filhos de pais com 40 anos ou mais têm 5 vezes mais chances de desenvolver um transtorno do espectro do autismo do que filhos de pais com 30 anos ou menos.

Eles também têm um risco ligeiramente aumentado de desenvolver esquizofrenia e outros distúrbios de saúde mental mais tarde na vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *