O guia definitivo para cuidados com gatos

O guia definitivo para cuidados com gatos

É muito importante manter o seu gatinho bem tratado e limpo porque elimina qualquer pele morta, desembaraça os nós e evita o emaranhado que pode ser muito doloroso para o seu amigo felino.

Outros benefícios da higiene incluem aumento da circulação, menos bolas de pelo sendo lançadas e seu gatinho parecerá e cheirará limpo e também a diminuição da visita ao laboratório veterinário, (risos).

A limpeza regular ainda oferece a você a oportunidade de verificar se há pulgas, carrapatos e ácaros da orelha em seu gato. No entanto, isso não deve substituir as consultas veterinárias regulares do seu gato.

Devo escovar meu gato?

Se o seu gatinho adora ser acariciado e acariciado, ele pode adorar ser escovado. Quanto mais vezes você escovar seu gatinho, menos emaranhado seu pelo deve ficar, tornando o processo mais agradável para vocês dois, especialmente se seu gato tiver pelo longo.

O guia definitivo para cuidados com gatos

A escovação regular ajuda a desembaraçar os nós, remover a pele morta e espalhar óleos saudáveis ​​por todo o pelo. Abaixo listamos os passos de como você pode escovar seu gatinho em casa:

  • Espere até que estejam calmos ou sonolentos para iniciar o processo.
  • Nas primeiras vezes que você escovar seu gato, mantenha a sessão curta para que seu gatinho se acostume com a sensação da escova. Comece com 5 minutos no início e vá aumentando.
  • Para gatos de pelo curto, comece a escovar pela cabeça, use um pente de metal para soltar os pelos mortos e penteie até o rabo. Se o seu gato tiver pelo comprido, comece pela barriga e pelas patas com o pente de metal e vá subindo penteando em movimentos ascendentes.
  • Em seguida, você pode repetir os mesmos movimentos e padrões, mas com uma cerda ou pincel de borracha.
Veja também:  Como limpar panelas de cobre para que brilhem como novas

Gatos de pelo curto precisam ser escovados apenas uma vez por semana, enquanto gatos de pelo longo precisam ser escovados com mais frequência, de preferência diariamente, para manter o pelo desembaraçado e evitar emaranhados.

Devo dar banho no meu gato?

Os gatos não precisam tomar banho com frequência porque são hábeis em tomar banho sozinhos, no entanto, há situações em que você precisará dar banho no seu gatinho, como quando o pelo está muito sujo para se limpar, eles estão cobertos de tapetes, seus o pelo é pegajoso ou fedorento, ou o pelo é oleoso ao toque.

Veja como você pode dar banho no seu gatinho:

  1. Escove seu gato primeiro seguindo as etapas acima para evitar que o pelo fique preso no ralo.
  2. Aplique um tapete de borracha macia no fundo da banheira para ajudar a manter seu gatinho mais confortável durante o processo.
  3. Encha a banheira com alguns centímetros de água morna, não quente.
  4. Molhe seu gato completamente, mas evite molhar o rosto, orelhas, olhos ou nariz, você pode usar uma mangueira, jarro ou jarro. Lembre-se de que a água precisa estar morna, não quente.
  5. Aplique delicadamente o shampoo em todo o corpo do seu gato, evitando ainda o focinho e as orelhas, pode usar um pano macio para isso para deixar seu bichano mais confortável. E você precisa usar um shampoo feito especialmente para gatos, seu veterinário poderá recomendar as marcas mais adequadas para seu amigo felino.
  6. Em seguida, enxágue todo o sabão, lembrando-se de manter o rosto do gato seco.
  7. Seque seu amigo peludo com uma toalha seca e quente.
  8. Após o banho do seu gato, mantenha-o em uma área quente de sua casa, para garantir que ele fique confortável e não passe frio.
Veja também:  5 maneiras de como capturar os alunos

Como dou banho em um gato que odeia água?

Não é segredo que os gatos odeiam água, o que pode dificultar muito o banho. Para tornar o processo o mais fácil possível para você e seu gato, fornecemos algumas dicas:

  • Fique calmo, não importa o quão complicado seu gato esteja
  • Fale com seu gatinho com uma voz suave e reconfortante
  • Tenha todos os suprimentos necessários prontos com antecedência
  • Brinque com o seu gato durante o banho ou/e dê-lhe um brinquedo para o distrair
  • Continue acariciando-os e dando-lhes abraços
  • Leve o processo o mais devagar possível, pois isso pode deixar seu gato mais estressado
  • Dê muitas guloseimas ao seu companheiro e recompense-o
  • E os tratadores profissionais de gatos e cuidados veterinários?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *