Evangelizar é amar – Ganhar amigos para Cristo

Evangelizar é amar - Ganhar amigos para Cristo

Se você foi batizado, deve tornar-se cada vez mais semelhante a Cristo. Por isso busque pela Liturgia Diária, busque fazer jejum e oração a todo momento.

Se você é católico, então o seu “estilo” de vida deve estar de acordo com este despertar da natureza evangélica a que a Igreja nos chama; toda conversa, de alguma forma, deve ter como objetivo a proclamação do evangelho.

Sugestões simples para demonstrar interesse e amor

Bem, antes de conhecer uma pessoa, você precisa orar por ela. Em seguida, olhe para cada pessoa que encontrar e diga em seu coração: “Eu te amo” ou “Deus te ama”. Se você fizer isso por vários dias consecutivos, começará a pensar antes de dizê-lo e também a senti-lo ao dizê-lo.

Sorrir

Para alguns de nós, é preciso muito esforço para sorrir. Sempre fico constrangida quando sorrio – não sei por quê. Algo acontece quando você sorri, tanto para o seu próprio cérebro quanto para a pessoa a quem seu sorriso é direcionado.

Para você, na verdade, envia sinais ao seu cérebro dizendo que você está feliz. Portanto, mesmo que você fique extremamente nervoso ao falar com estranhos ou sobre a fé, na verdade estará lutando contra essas tentações por meio do ato de sorrir — e, se não desistir, vencerá sua ansiedade.

Trabalhar arduamente para sorrir, mesmo que você não goste de sorrir ou se sinta mais feliz como resultado, é apenas uma coisa amorosa a fazer e é muito eficaz. Isso deixa as pessoas à vontade.

Veja também:  Cores que combinam lindamente com Borgonha para sua decoração

Eles veem você sorrir e, assim como o contagiante de um bocejo, a reação deles é sorrir de volta e, interiormente, de repente, eles se sentem um pouco mais felizes. Eles também estão escolhendo receber e devolver o que você deu, que é outra maneira de definir o amor: dar e receber. Iniciar a conversa será muito mais fácil se você começar com um sorriso.

Faça contato com os olhos

O contato visual diz à pessoa que você está realmente interessado. Jesus, “olhando para ele, o amou” (Marcos 10:21). Você pode estar dizendo em seu coração: “Eu amo essa pessoa”. Você pode estar sorrindo e até dizendo palavras que, de outra forma, indicariam um verdadeiro interesse por essa pessoa.

Evangelizar é amar - Ganhar amigos para Cristo

Mas se você está olhando para o chão ou para longe ou para o rosto deles e não nos olhos deles, sua falta de contato visual diz a eles que você não está interessado e que pode estar sorrindo para outra coisa e não para eles.

Talvez o jovem rico a quem Jesus olhou e amou olhou para baixo pouco antes de Jesus o contemplar com seus olhos santificadores. Jesus quer olhar com amor através dos seus olhos.

Apertar as mãos

Embora nem sempre seja prudente ou necessário estender a mão em sua saudação, se você quiser, reflita sobre como Jesus abraçou aqueles que encontrou. “Ele pegou a criança pela mão e disse-lhe: ‘Talitha koum’” (Marcos 5:41). Quando Simão Pedro começou a afundar na água, Jesus “estendeu a mão e o segurou”, ajudando-o a entrar no barco (Mateus 14:31).

Quando o leproso disse a Jesus: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me”, Jesus “estendeu a mão, tocou-o e disse: ‘Eu o farei. Seja purificado’” (Mateus 8:2, 3).

Veja também:  Como limpar panelas de cobre para que brilhem como novas

Mostre um verdadeiro interesse na pessoa

Interessar-se verdadeiramente por uma pessoa é amá-la, desejar o seu bem (Dale Carnegie). São Francisco de Sales, em sua clássica Introdução à Vida Devota, escreveu:

Na medida em que o amor divino nos enriquece, chama-se graça, que nos torna agradáveis ​​a Deus. Na medida em que nos dá força para fazer o bem, chama-se caridade.

Mas quando cresce a tal grau de perfeição que nos leva não apenas a fazer o bem, mas também nos leva a fazê-lo com cuidado, frequência e prontidão, é chamado de devoção.

Em suma, a devoção nada mais é do que uma agilidade e vivacidade espiritual por meio da qual a caridade realiza suas ações em nós, ou o fazemos pela caridade, pronta e amorosamente.

A diferença entre amar alguém e gostar de alguém pode ser comparada à diferença entre caridade e devoção. No primeiro caso, você está cumprindo seu dever; há um respeito básico por sua bondade e semelhança com Deus.

No segundo caso, você está contemplando a face de Cristo naquela pessoa, e assim pode começar a se deliciar tanto com suas melhores qualidades quanto com suas manias.

E a razão pela qual isso é tão importante para a evangelização é porque se você está apenas sendo caridoso com uma pessoa, essa pessoa saberá disso, e se você realmente gosta da pessoa e se deleita nela, ela também saberá. E fazendo isso.

A pessoa começa a gostar de você e até a se deliciar com você. Amor incondicional significa que você ama alguém com suas qualidades graciosas e deselegantes.

Ouça, ouça, ouça!

Seja extraordinariamente paciente com as pessoas. Você não é um advogado ou mesmo um apologista. Você está cumprindo sua vocação de evangelizar, de ser Jesus para outra pessoa.

Veja também:  7 táticas de marketing de site para ajudar você a atrair mais visitantes

Pense em como Jesus o ouve quando você ora. Nós nos distraímos e saímos pela tangente com Deus em oração – mas ele nunca para de nos ouvir. Ao fazer isso, ele nos permite ouvir a nós mesmos e ver nossas muitas formas equivocadas de pensar e viver.

Ao ouvir, você abre espaço para que as pessoas encontrem Deus, assim como o Espírito Santo abre espaço em nossa própria oração para encontrar o Pai e o Filho.

Ao ouvir alguém, perceba que você está ouvindo a pessoa no lugar de Jesus. Portanto, esteja extremamente atento ao que as pessoas dizem; repita para eles o que você entendeu que eles significam. Peça esclarecimentos apenas para mostrar que os ouve e os respeita,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *