Como é a manutenção de extintores de incêndio?

Como é a manutenção de extintores de incêndio?

Entre em qualquer prédio e você com certeza verá um extintor de incêndio pendurado em algum lugar na parede e, embora não pareça, esse extintor é indicado por AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e requer manutenção.

Ele faz mais do que apenas ficar de braços cruzados até que uma situação terrível exija seu uso imediato. A maioria das pessoas ignora essas peças cruciais de equipamento de segurança – muitas vezes a ponto de nem saber nada sobre isso.

Pense no extintor de incêndio em sua casa ou escritório – você sabe se ele está totalmente carregado? Você sabe se poderá contar com ele para extinguir com sucesso uma chama se for necessário?

É por isso que AVCB exige que todos os extintores portáteis sejam inspecionados mensalmente e mantidos por uma empresa de proteção contra incêndio licenciada anualmente.

Oque é necessário para manutenção de um extintor?

As pessoas muitas vezes nos perguntam o que é necessário para inspecionar um extintor de incêndio, então decidimos compartilhar o processo exaustivo de um dos técnicos:

Uma inspeção começa no momento em que entramos pela porta:

Neste momento já temos todas as nossas ferramentas e materiais em mãos para realizar uma inspeção adequada da instalação. Para iniciar nosso processo de manutenção de extintores, percorremos toda a instalação, garantindo que todos os extintores estejam devidamente localizados e de fácil acesso.

Veja também:  Cinco tratamentos minimamente invasivos para ter a melhor aparência neste verão

Como é a manutenção de extintores de incêndio?

Se não houver um caminho livre para um extintor, podemos solicitar ao cliente que remova quaisquer obstruções (não podemos mover quaisquer obstruções por conta própria por motivos de responsabilidade).

Verificamos se o extintor está carregado e garantimos que é do tipo correto para os riscos da sua instalação:

Por exemplo, uma cozinha requer um tipo diferente de extintor (ou mesmo um sistema de combate a incêndio) do que uma sala de servidores. Verificamos o que funcionará para o tipo de incêndio que possa ocorrer nessa área.

Além disso, verificamos o medidor e pesamos cuidadosamente o extintor para garantir que sua pressão esteja na faixa adequada.

Realizamos uma inspeção visual e verificamos dados como data de fabricação e manutenção anterior do extintor:

Procuramos quaisquer sinais de danos ou quaisquer outros motivos pelos quais o extintor possa precisar ser retirado de serviço. Também verificamos se a manutenção é devida.

Em alguns casos, extintores que foram amassados ​​foram testados e devolvidos ao serviço. Procuramos quaisquer marcações para confirmar isso. Um aspecto fundamental da manutenção adequada do extintor de incêndio é a comunicação entre os inspetores.

Todas as informações relevantes sobre o histórico de manutenção do extintor devem ser legíveis, para que qualquer futuro inspetor saiba o que fazer.

Inspecionamos e testamos o hardware do extintor, como mangueira, pino, alça e alavanca

Retiramos a mangueira do extintor e garantimos que não esteja entupida ou danificada. Nesse caso, tentamos remover o entupimento. Se não pudermos limpar totalmente a mangueira ou se estiver danificada, substituímos a mangueira inteiramente.

Também garantimos que o pino, a alça e a alavanca não sejam dobrados ou danificados de qualquer outra forma.

Por fim, verificamos o suporte, limpamos o extintor e colocamos uma nova etiqueta de inspeção nele.

Antes de pendurar o extintor de volta, garantimos que o suporte de montagem é do tipo correto para o extintor e que não está danificado ou instalado incorretamente.

Veja também:  Dicas de cuidado com a pele no verão - Para modelos

Em seguida, limpamos qualquer sujeira, sujeira, etc., e nos certificamos de que o medidor esteja legível. Nosso último passo é devolver o extintor ao suporte e aplicar uma nova etiqueta de inspeção com a data em que realizamos a inspeção e o tipo de extintor gravado nele.

Embora a manutenção de extintores de incêndio seja um procedimento bastante simples, é crucial que seja realizada de forma diligente e adequada, pois todos esses dispositivos podem salvar vidas a qualquer momento.

Recomendamos fortemente que os extintores de incêndio de todos sejam inspecionados rotineiramente por profissionais qualificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *